De volta! Caminhos do santo | Diálogos V…assombrados

12 08 2010

 

Reconhecendo e afirmando o museu como um espaço de formação, colaboração e difusão de saberes, o museu prestará neste quinto encontro da série Diálogos…, uma homenagem antecipada ao Dia Mundial do Folclore, que ocorrerá no dia 22 de Agosto, debatendo os mitos, as lendas e as assombrações do Recife e do Nordeste, assim como sua relação direta com a fé e o medo. A mesa analisará, os fenômenos que aterrorizaram e assombram o Recife, abordando a maneira pela qual a população traduz e se apropria das informações veiculadas pela mídia, convertendo-as em símbolos, personagens, teatralidades ritualísticas e locais que permeiam o imaginário popular.

No dia 18 de Agosto, teremos: Caminhos do santo | Diálogos V… assombrados. O debate contará com a presença da pesquisadora Rúbia Lóssio, coordenadora do Núcleo de Estudos Folclóricos Mário Souto Maior, da Fundação Joaquim Nabuco e membro da Comissão Pernambucana de Folclore, com diversos artigos publicados na área de Folkcomunicação, religiosidade popular e assombrações, além do jornalista e pesquisador Roberto Beltrão, autor dos livros Histórias Medonhas d’O Recife Assombrado e Estranhos Mistérios d’O Recife Assombrado, além de ser responsável pelo famoso site Assomblog.

O que | Caminhos do santo | Diálogos V… assombrados.

Quando | 18 de Agosto de 2010, quarta-feira, às 19 horas.

Onde | Auditório da Livraria Cultura, Bairro do Recife

Quanto | Grátis

Informações | 3355-3110 / 3355-4720

MAP: museudeartepopular@hotmail.com

Para entrar em contato com o setor de Pesquisa e Difusão Cultural: pesquisamap@hotmail.com

Para Agendamentos de grupos com o setor Educativo e Cultural: educativomap@hotmail.com

 Serão emitidos certificados aos ouvintes!!!

 

Rúbia Lóssio | Mestra em Comunicação Rural pela UFRPE, bacharelado em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia Rural pela UFRPE. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Estudos Folclóricos Mário Souto Maior da Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco. Membro da Comissão Pernambucana de Folclore.

Roberto Beltrão | Jornalista formado pela UNICAP com especialização em Publicidade e Marketing pela UFPE. Editor de telejornais na Rede Globo Nordeste desde 1996. Fundador do site “O Recife Assombrado”, criado em 2000. Publicou os livros “Histórias Medonhas d´O Recife Assombrado” e ” Estranhos Mistérios d´O Recife Assombrado”. A terceira obra dessa trilogia deve ser lançada este mês: Malassombramentos: Os Arquivos Secretos d´O Recife Assombrado”. Todas as publicações falam de lendas e mitos da capital pernambucana.

Coordenação de Mesa

Fábio Carvalho | História, UFPE.


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: